Princípio de Pareto

Por incrível que possa parecer, em VENDAS, a “Lei ou Princípio de Pareto” dos 80/20, ainda continua implacável!

• Vilfredo Pareto foi um grande economista e sociólogo italiano do século 19, que afirmou e provou que “80% das consequências advêm sempre de 20% das causas”.

Importante eu passar novamente essa informação a todos, pois trata-se de uma estatística curiosa quase que infalível e que se estende nos departamentos comerciais por anos e anos a fio. Eu continuo notando e anotando o que ouço em bate-papos que tenho com gestores e profissionais de vendas dos mais diversos níveis hierárquicos que tenho atendido, que a MATEMÁTICA DOS RESULTADOS DE VENDAS na grande maioria das empresas continua a mesma, ou seja, 20% do quadro de vendedores TRAZ 80% DO FATURAMENTO (e é nesta faixa que estão os GRANDES CAMPEÕES DE VENDAS DE RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS), e os outros 80% (dos medianos no meio da tabela, ou dos medíocres na parte debaixo dela) traz os 20% restantes.

Volto a repetir que, infelizmente, isso é uma dura realidade n #a maioria dos quadros comerciais e tem sido assim durante anos e anos. Quero lembrar a você, caro PROFISSIONAL DE VENDAS, que se você faz parte atualmente do segundo time (medianos e medíocres) que traz somente 20% do faturamento, tome muito cuidado, pois você está, com certeza, na ZONA DE DEGOLA, e a sua cabeça pode ser a próxima a rolar para dentro do cesto, com você sendo convidado GENTILMENTE a se retirar do quadro de funcionários da empresa.

Uma dica para você que não está na FAIXA DOS CAMPEÕES: que tal reverter o resultado desse jogo, cortando tudo aquilo que está errado na maneira como você vem agindo e vendendo, e investir fortemente em sua carreira agora mesmo? Lembre-se: o GRANDE SEGREDO DO SUCESSO de todo e qualquer profissional está sempre no: TREINAMENTO, APRIMORAMENTO E APERFEIÇOAMENTO CONSTANTES. Me promete uma coisa aqui: faça parte somente do primeiro time. Combinado?

Douglas Estilo

Excelentes vendas, grande abraço e até a próxima sacada!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!